MAGISTRADA LANÇA LIVRO QUE ABORDA A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO PÚBLICA EFICIENTE
O Tribunal de Justiça do Rio foi o cenário, nesta quinta-feira, dia 5, para o lançamento da obra "A Fragmentação Administrativa do Estado fatores determinantes, limitações e problemas jurídico-políticos", da juíza da 2ª Vara Cível de São João de Meriti, Daniela Bandeira de Freitas. No trabalho, que tem prefácio do desembargador Jessé Torres Pereira Junior, a magistrada se debruça sobre a trajetória e os rumos da administração pública, apontando algumas soluções para melhorar a gestão pública. O presidente do TJRJ, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, prestigiou o evento.
Segundo a magistrada, o estudo da administração pública deve interessar a todos, uma vez que sua eficiência traz benefícios para toda a população, inclusive aos usuários do Judiciário. "Hoje temos uma demanda enorme pela prestação jurisdicional, mas a estrutura administrativa do Tribunal não acompanhou paritariamente este crescimento, por uma série de questões, como a Lei de Responsabilidade Fiscal e o quantitativo de funcionários", explicou.
A juíza, que é professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj) e dirigente do 4º NUR, afirma que o desafio é ter uma gestão da coisa pública eficiente com os recursos existentes. Ela cita alguns instrumentos que podem auxiliar o Judiciário fluminense nesse caminho: "A reorganização dos processos de trabalho, a capacitação dos magistrados e servidores como agentes administrativos de gestão e a otimização das etapas de trabalho, principalmente nas serventias", explicou.
Diversas autoridades prestigiaram a magistrada, como os desembargadores Jessé Torres, Wagner Cinelli, Henrique Carlos de Andrade Figueira, entre outros.
Fonte:
TJRJ